sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"Existe apenas um pecado e um só"

"Certo dia, ele (o mulá) disse que o islã considerava a bebida um pecado terrível; aqueles que bebessem teriam de responder por esse pecado no dia do Qiyamat, o Dia do Juízo.

Estávamos no escritório de baba (pai), a tal "sala de fumar", quando eu lhe disse o que o mulá tinha nos ensinado na aula.

- Pelo que eu vejo, você está confundindo o que aprende na escola com a educação de fato - disse ele com a sua voz grave.
- Mas se o que ele disse é verdade, você não é um pecador, baba?
- Humm - Baba trincou um cubo de gelo com os dentes. - Quer saber o que seu pai acha sobre essa história de pecado?
- Quero.

- Ótimo - disse baba. - Pouco importa o que diga esse mulá; existe apenas um pecado e um só. E esse pecado é ROUBAR. Qualquer outro é simplesmente uma variação do roubo. Entende o que estou dizendo?
- Não, baba jan - respondi querendo desesperadamente entender.

- Quando você mata um homem, está roubando uma vida - disse baba. - Está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça. Entende? Não há ato mais infame do que roubar, Amir. Se existe mesmo um Deus, em algum lugar por aí, espero que ele tenha coisas mais importantes para fazer do que se preocupar com o fato de eu beber uísque ou comer carne de porco. Agora desça daí. Toda essa conversa sobre pecado me deixou com sede outra vez.”

Trecho do Livro: “O Caçador de Pipas” – Autor: Khaled Hosseini

0 comentários:

Postar um comentário